Terminadas as aulas, os filhos em casa. Nada de horários, lições, leva-e-traz da escola, enfim, missão cumprida!
As férias são importantes para as crianças e adolescentes refazerem-se da rotina das atividades escolares. Esse é um período que pode ser aproveitado pela família toda. Porém, se não for bem planejado, pode ser um transtorno para todos, afinal, férias é para BRINCAR E DESCANSAR!
O ideal é que aqueles que gostam de participar de forma ativa na vida dos filhos planejem férias conjuntas, mas, se o trabalho não permitir, pelo menos alguns momentos bacanas e agradáveis com eles. Pais e filhos podem planejar as férias, lembrando sempre: “O que é bom para um, pode não ser para o outro”. Os filhos podem escolher o que fazer nas férias, é claro que levando em consideração a disponibilidade financeira da família. Quando as ideias forem surgindo, será interessante fazer uma votação e respeitar o resultado final. A criança aprenderá em casa, seguindo os exemplos dos pais, como enfrentar o mundo, ser responsável e a lidar com as perdas; então, o combinado deve ser cumprido!
Algumas sugestões para umas férias saudáveis:
- viagens para lugares diferentes;- temporadas na casa dos avós ou tios;
- colônia de férias ou acampamentos que ofereçam atividades recreativas, esportivas e culturais;
- visitar os amigos ou trazê-los para dormir em sua casa;
- passeios a praias, parques, zoológicos e trilhas;
- idas ao circo, teatro e cinema; visitas a museus e espaços culturais;
- participar de oficinas de trabalhos manuais, artes plásticas, culinária e musicalidade;
- promover pequenas festas em casa com gincanas, caça ao tesouro, cantos e danças;
- brincadeiras, que envolvam toda a família, como jogos, narração de histórias, culinária em família e outras
que as crianças gostariam de fazer.
Essas simples atividades despertam o interesse e a curiosidade, afirmam o vínculo familiar, desenvolvem o pensamento criativo e dão lições de convivência e respeito à individualidade.
Para que as férias não percam seu verdadeiro sentido – o do lazer – é necessário que todos entrem em contato com o novo, com o diferente, com atividades que não façam parte da rotina do dia a dia. Só assim as férias se tornarão agradáveis e até mesmo inesquecíveis